SIMULADO 1
PORTUGUÊS
A evolução das teorias
Os
cientistas têm todo tipo de explicação para o surgimento dos humanos – da dança
à rebeldia adolescente. Alguma delas vai resistir à pressão seletiva? O que nos
tornou humanos? Até pouco tempo atrás, havia poucas teorias para explicar o
salto evolutivo que conferiu a nossos ancestrais a capacidade de raciocinar. O
polegar opositor era uma candidata – deu a um grupo de hominídeos a chance de fazer
movimentos de pinça, com os quais pôde produzir ferramentas. Outra tese era a
linguagem. A possibilidade de falar nos fez criar símbolos, a essência de uma
cultura. Uma terceira teoria era a vida em grupo. A necessidade de memorizar
rostos e saber quem era fiel, quem traía, quem estava acima ou abaixo na
hierarquia social teria dado origem a nossa inteligência.
Todas
essas teses são ótimas. Mas não chamam mais a atenção. Em seu lugar, uma série
de hipóteses mais ousadas tem ganhado espaço no meio científico. A mais recente
é que devemos nossa inteligência... aos animais. Em artigo na revista Current
Antropology, a americana Pat Shipman, da Universidade da Pensilvânia, diz que
nossos ancestrais tiveram de entender o comportamento dos animais porque eram presas
e, a partir da criação de ferramentas, também predadores. “Esse entendimento
levou à linguagem e, em um último estágio, à domesticação dos animais”, me
disse Shipman por e-mail.
Se
você acha essa ideia esquisita, que tal a tese de que nós viramos humanos
porque aprendemos a cozinhar? Ou porque gostamos de música? Ou – a minha
preferida – porque nossos
adolescentes são mais chatos que
os adolescentes dos outros animais? Todas elas foram defendidas nos últimos
dois anos.
A
evolução das teorias sobre nossa evolução tem um motivo: a seleção natural das
pautas de revistas científicas. Quanto mais inusitada a proposta, mais chance
de chamar a atenção – e de ser publicada.
Isso
não quer dizer que elas não tenham mérito. Se não soubéssemos cozinhar, por exemplo,
nosso maxilar teria de ser muito mais desenvolvido para mastigar alimentos
duros e nosso estômago teria de ser maior (como o dos chimpanzés). Sobrariam
menos espaço e energia para o cérebro.
O
problema não é com as teorias inusitadas em si, mas com o próprio fato de
procurar a atividade isolada que nos tornou humanos.
“Procurar por um único aspecto é
perda de tempo”, diz o psicólogo americano Michael Gazzaniga, da Universidade
da Califórnia. “Posso falar porque já tentei”. E ainda tenta. Gazzaniga hoje
aposta que nos tornamos humanos ao aprender a controlar impulsos e postergar o
prazer.
“Cada
evento em nossa evolução, seja cantar, cozinhar ou domesticar animais, é
consequência de uma necessidade, que levou à
outra”, diz o etólogo Eduardo
Ottoni, da Universidade de São Paulo. E a necessidade de criar teorias, de onde
terá vindo?
BUSCATO, Marcela. Revista Época,
Rio de Janeiro, 23 ago. 2010, n. 640, p. 132.
QUESTÃO 01
Ao abordar as teorias sobre
evolução humana, a autora tem como principal propósito:
a) divulgar as formulações pouco
convencionais.
b) criticar a proliferação
exagerada dessas teses.
c) discutir o fato de elas se
pautarem num aspecto isolado.
d) explicitar os princípios em
que se apóia cada uma delas.
e) levantar hipóteses
secundárias.
QUESTÃO 02
A “evolução das teorias” a que se
refere o título é justificada, no texto, pela
a) disputa por espaços de
divulgação.
b) busca cada vez maior de
precisão.
c) descoberta de tecnologias
inovadoras.
d) conquista de contínuos avanços
científicos.
e) necessidade de criar teorias.
QUESTÃO 03
NÃO há manifestação do ponto de
vista da autora na seguinte passagem:
a) “Todas essas teses são
ótimas.” (linha 11)
b) “O polegar opositor era uma
candidata...” (linha 3)
c) “Ou – a minha preferida –
porque nossos adolescentes são mais chatos que os adolescentes dos outros
animais?” (linha 22)
d) “O problema não é com as
teorias inusitadas em si, mas com o próprio fato de procurar a atividade
isolada que nos tornou humanos.” (linha 34)
e) “E a necessidade de criar
teorias, de onde terá vindo?” (linha 31)
QUESTÃO 04
Sobre as perguntas colocadas na
abertura e no fechamento do texto, é correto afirmar que
a) ambas dirigem-se diretamente
ao leitor.
b) ambas são incorporações de
vozes citadas.
c) a primeira delas sinaliza a
temática do parágrafo.
d) a última delas sintetiza as
idéias discutidas pela autora.
e) n.d.a
QUESTÃO 05
“A mais recente é que devemos
nossa inteligência... aos animais.” (linha 13)
No trecho acima, o emprego das
reticências
a) acentua a crítica do
enunciador à tese em foco.
b) denota uma dúvida na
construção do argumento.
c) marca a interrupção do fluxo
de pensamento do interlocutor.
d) indica a incompletude do
raciocínio lógico do discurso relatado.
e) demonstra descontinuidade do
texto.
QUESTÃO 06
“Até pouco tempo atrás, havia
poucas teorias para explicar o salto evolutivo que conferiu a nossos ancestrais
a capacidade de raciocinar.”
O termo destacado na passagem
acima exerce a mesma função em:
a) “A mais recente é que devemos
nossa inteligência... aos animais.”
b) “Se você acha essa ideia
esquisita, que tal a tese de que nós viramos humanos porque aprendemos a
cozinhar?”
c) “... a americana Pat Shipman,
da Universidade da Pensilvânia, diz que nossos ancestrais tiveram de entender o
comportamento dos animais.”
d) “Cada evento em nossa
evolução, seja cantar, cozinhar ou domesticar animais, é consequência de uma
necessidade, que levou à outra.”
e) “Isso não quer dizer que
elas não tenham mérito.”
QUESTÃO 07
Considere a passagem seguinte.
“Se você acha essa ideia
esquisita, que tal a tese de que nós viramos humanos porque aprendemos a
cozinhar? Ou porque gostamos de música? Ou – a minha preferida – porque nossos
adolescentes são mais chatos que os adolescentes dos outros animais?”
A relação sintático-semântica
estabelecida pelo conectivo em destaque NÃO foi interpretada corretamente em:
a) “Se você acha essa ideia
esquisita...” - CONDIÇÃO
b) “Ou – a minha preferida –...”
- ALTERNÂNCIA
c) “... porque aprendemos a
cozinhar?” - CONSEQÜÊNCIA
d) “... que os adolescentes dos
outros animais?”- COMPARAÇÃO
e) “ O problema não é com as
teorias inusitadas em si, mas com o próprio fato de procurar..”
OPOSIÇÃO/CONTRASTE
QUESTÃO 08
O verbo grifado está seguido de
dois complementos em:
a) “Sobrariam menos espaço e
energia para o cérebro.”
b) “Esse entendimento levou à
linguagem e, em um último estágio, à domesticação dos animais.”
c) “Em seu lugar, uma série de
hipóteses mais ousadas tem ganhado .”
d) “O polegar opositor era uma
candidata – deu a um grupo de hominídeos a chance de fazer movimentos de
pinça.”
e) “Outra tese era a
linguagem.”
QUESTÃO 09 (formulação RL questões
09-18)
Leia este texto:
O texto acima
possui três lacunas, segundo a seleção contextual de cada uma assinale a opção
que se aproxima da principal possibilidade de preenchimento dessas palavras.
a)tristeza, tristemente e
tristonho.
b)tristeza, tristeza e tristonho.
c)tristonho, triste e
tristemente.
d)triste tristeza e tristemente.
e)nenhuma dessas afirmativas.
QUESTÃO 10
Quanto ao conceito
de frase, oração e período. Leia o enunciado abaixo e classifique-o.
Nuvens escuras no céu. Sinal de
chuva.
a)frase
b)oração
c)período composto
d)período simples
e)frase verbal
QUESTÃO
11
Qual dos enunciados a seguir é um
período simples?
a)“O rapaz chegou-se para junto
da moça e disse:”
b)“Inconformado e tristonho,
isolou-se, até que um dia ninguém jamais soube dele.”
c)João e Maria brincam no parque
e giram na roda gigante.
d)Você já escovou, passou fio e
enxaguou os dentes hoje?
e)Sua súbita chegada causou um
mal estar em todos os presentes.
QUESTÃO
12
“Quando me procurar o desencanto, eu direi, sereno
e confiante, que a vida não foi de todo inútil.”
O sujeito de procurar é:
a) indeterminado
b)eu (elíptico)
c)o desencanto
d) me
e) inexistente
QUESTÃO
13
Em “Na mocidade, muitas coisas
lhe haviam acontecido”, temos uma oração...
a- sem sujeito
b- com sujeito simples e claro
c- com sujeito oculto
d- com sujeito composto
e- com sujeito indeterminado
QUESTÃO
14
Leia a seguinte oração:
“ A escuridão da noite a amedrontava.”
Embora a frase venha a sofrer
alteração de sentido, é sintaticamente possível substituir o termo destacado
por outros pronomes oblíquos. Assinale a alternativa que contém o pronome que
Não pode substituir o a na frase acima.
a) nos
b) te
c)lhe
d) me
e) os
QUESTÃO 15
Marque a opção que apresenta um
objeto indireto:
a) “Que a deixe, por que?”
b) “Que lhe importa o meu ar?”
c) “Que vale isso.”
d)“Toda cheia de si.”
e) Ele não soube resolver o
problema.
QUESTÃO
16
Em “Cuspi no chão com um nojo
desgraçado daquele sangue...”, o verbo cuspi é:
a)intransitivo
b)transitivo direto
c)transitivo indireto
d)transitivo direto e indireto
e)transitivo
QUESTÃO
17
O termo destacado é objeto direto
na alternativa:
a)Meus amigos, viva o povo
brasileiro!
b)Quem te falou isso, menino?
c)As casas a enchente levou.
d)Quem não gosta de milho verde?
e)Procuraram lhe ontem.
QUESTÃO
18
Considere os verbos destacados
nos seguintes versos de Olavo Bilac:
“Longe do estéril turbilhão da
rua, /Beneditino, escreve!”
“ De tal modo, que a imagem fique nua(...)”
“E, natural, o efeito agrade,
/Sem lembrar os andaimes do edifício.”
Quanto à predicação eles se
classificam, respectivamente, como:
a)intransitivo – de ligação –
transitivo direto.
b)transitivo direto – intransitivo
– intransitivo.
c)transitivo – intransitivo –
transitivo
d)transitivo – de ligação –
intransitivo.
e)transitivo – de ligação –
transitivo direto e indireto.
QUESTÃO
19
Em “O cartão de
crédito substitui o papel-moeda,...” transpondo-se a forma verbal para a voz
passiva obtém-se:
a) é substituído.
b) será substituído.
c) tinha sido
substituído.
d) seria substituído.
e) foi substituído.
QUESTÃO
20
Analise as
afirmativas sobre o verbo pagar .
I. Pede objeto direto
do que se paga.
II. É transitivo indireto
quando o objeto for pessoa.
III. Está correto o
exemplo: Vou pagar o dentista ainda hoje.
Qual(is) está(ão)
correta(s)?
a) Apenas a I.
b) Apenas a II.
c) Apenas a III.
d) Apenas a I e a II.
e) I, II e III.
BIOLOGIA
QUESTÃO 21:
Tanto em uma célula
eucarionte quanto em
uma procarionte podemos encontrar:
a) membrana plasmática e retículo endoplasmático.
b) ribossomos e aparelho de Golgi.
c) mitocôndrias e
nucléolo.
d) mitocôndrias e
centríolos.
e) membrana plasmática e ribossomos.
QUESTÃO 22:
Que
processo provavelmente estaria ocorrendo, em grande extensão, em células com grande quantidade de
retículo endoplásmico granular (rugoso)?
a) Síntese e exportação de proteínas
b) Secreção de
hormônios
c) Absorção de
proteínas
d) Secreção de
esteróides
e) Digestão
intracelular
QUESTÃO 23:
Se fôssemos comparar a organização e o funcionamento de uma
célula eucarionte com o que ocorre em uma cidade, poderíamos estabelecer
determinadas analogias. Por exemplo, a membrana plasmática seria o perímetro
urbano e o hialoplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e
casas com seus habitantes.
O quadro reúne
algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte.
Cidade
|
Célula
eucarionte
|
I Ruas e
avenidas
|
1.
Mitocôndrias
|
II Armazéns
|
2.
Lisossomos
|
III Central
elétrica (energética)
|
3. Retículo
endoplasmático
|
IV Casas com
aquecimento solar
|
4. Complexo
de Golgi
|
V.
Restaurantes e lanchonetes
|
5.
Cloroplastos
|
Correlacione
os locais da cidade com as principais funções correspondentes às organelas
celulares e indique a alternativa correta:
a) I-3, II-4, III-1, IV-5 e V-2.
b) I-4, II-3, III-2, IV-5 e
V-1.
c) I-3, II-4, III-5, IV-1 e
V-2.
d) I-1, II-2, III-3, IV-4 e
V-5.
e) I-5, II-4, III-1, IV-3 e
V-2.
QUESTÃO 24:
O tecido glandular,
cujas células são altamente especializadas na secreção de determinadas
substâncias, é uma variedade do tecido epitelial.Com relação ao tecido
glandular e seus produtos de secreção é correto afirmar:
01. Os testículos,
produtores de testosterona, e os ovários, que produzem progesterona, são
classificados como glândulas endócrinas, pois lançam essas substâncias
diretamente na corrente sangüínea.
02. A saliva é um tipo
de secreção glandular.
04. As glândulas sudoríparas são classificadas como
exócrinas, pois lançam seu produto para o exterior do organismo.
08. As secreções de
todas as glândulas são denominadas hormônios.
Dê como resposta a
soma dos números associados às proposições corretas
a) 1
b) 3
c) 7
d) 6
e) 15
QUESTÃO 25:
Indique a afirmativa
incorreta.
a) O tecido epitelial de revestimento caracteriza-se por apresentar
células justapostas com muito pouco material intercelular.
b) As principais funções do tecido epitelial são: revestimento,
absorção e secreção.
c) Na pele e nas mucosas encontramos epitélios de revestimento.
d) A camada de revestimento interno dos vasos sangüíneos é chamada
endotélio.
e) Os epitélios são ricamente
vascularizados no meio da substância intercelular.
QUESTÃO 26:
Atenção na cozinha: não é aconselhável
temperar, com sal e vinagre, uma salada de verduras, ou um pedaço de carne,
muito tempo antes de consumir. Provavelmente as folhas da verdura ficarão
murchas, e a carne vai começar a liberar muito líquido. Baseado no texto e em
seus conhecimentos, é correto afirmar que em ambos os casos ocorrerá: a) a
difusão do solvente do meio hipertônico para o hipotônico, por isso a carne e
as verduras perderão água.
b)a lise celular e por isso as células
liberarão água, pois foram submetidas a um meio hipotônico.
c) a
deplasmólise, processo em que há perda de água para o ambiente e
conseqüentemente a diminuição do volume celular.
d) um
processo de osmose, em que as células perderão água por serem submetidas a um
meio hipertônico.
e) um
processo de transporte ativo, em que as células secretarão água para ocorrer a
entrada de sal nas próprias célula
QUESTÃO 27:
A fibrina é uma
proteína essencial para a interrupção de processos hemorrágicos, relacionada
tipicamente com o tecido:
a) hematopoiético.
b) epitelial.
c) fibroso.
d) cartilaginoso.
e) adiposo.
QUESTÃO
28:Ao ingerir um lanche composto de pão e carne:
a) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da tripsina, e a da carne inicia-se do duodeno, onde as proteínas são quebradas com a ação da bile.
b) a digestão química do pão inicia-se no estômago, onde o amido é quebrado pela ação do suco gástrico, e a da carne inicia-se na boca, com a ação pepsina.
c) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da pepsina, e a da carne inicia-se no intestino delgado, com a ação da bile, que é produzida no fígado.
d) a digestão química do pão e da carne inicia-se no estômago pela ação da bile e da ptialina, respectivamente; a enzima pepsina, no duodeno, completa a digestão.
e) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da ptialina, e a da carne inicia-se no estômago, onde as proteínas são quebradas pela ação do suco gástrico.
QUESTÃO 29:
O fígado é uma glândula encontrada nos mamíferos com diversas características e funções. Assinale a opção na qual NÃO encontramos uma função ou característica deste órgão.
a) É responsável pela detoxificação do sangue.
b) É um dos responsáveis pela destruição de hemácias velhas.
c) Produz bile, que auxilia na emulsão das gorduras.
d) Está associada à reserva de glicogênio.
e) Secreta o hormônio insulina.
QUESTÃO
30:
Exibido este ano na televisão, o filme
“Encontros e Desencontros” mostra o personagem principal dentro de uma loja,
numa crise de ansiedade aguda, queixando-se de falta de ar. É socorrido por seu
irmão, que lhe coloca um saco de papel aberto sobre sua boca e seu nariz e
manda que ele respire lentamente. Em pouco tempo, o personagem está melhor. O
procedimento está correto e pode ser explicado, pois, à medida que ele respira
lentamente
dentro do saco, varia a concentração de um gás, que estimula diretamente o bulbo, regulando os movimentos respiratórios.
A
variação do gás ocorrida dentro do saco de papel, e que permitiu a melhora do
personagem, foi: dentro do saco, varia a concentração de um gás, que estimula diretamente o bulbo, regulando os movimentos respiratórios.
a) aumento da concentração de N2.
b) aumento da concentração de O2.
c) aumento da concentração de CO2.
d) diminuição da concentração de O2.
e) diminuição da concentração de CO2.
HISTÓRIA
QUESTÃO 31:
Em relação ao Período Pré-Colonial, é coerente afirmar que:
a) Logo com a
chegada portuguesa, em 1500, o processo de ocupação se iniciou devido à
exploração metalista.
b) A atividade
econômica deste Período foi a extração do pau-brasil. O particular o explorava
com autorização do monarca, que concedia um arrendamento: o explorador investia
do seu bolso e ainda dava parte dos seus lucros ao Estado português.
c) A exploração do
pau-brasil, pelos colonos portugueses, foi feita em parceria com os nativos,
que acabaram submetidos ao sistema da “mita” e recebiam terras como forma de
pagamento pelos serviços prestados.
d) Para armazenar
pau-brasil, ferramentas e armas, foram construídas as feitorias, que, além de
postos comerciais, tinham funções de defesa e de administração, que eram
exercidas pelos seus responsáveis, os feitores. A primeira vila do Brasil, a de
São Vicente, surgiu a partir de uma feitoria.
e) Os nativos cortavam o pau-brasil e outros
produtos, estocavam e depois levavam para os navios. Todo este serviço já na
condição de escravos. E os que resistiam a esta imposição do conquistador
português eram desterrados.
QUESTÃO 32:
A chegada dos portugueses ao Brasil data de
1500, quando aqui esteve a armada de Pedro Álvares Cabral, o qual tomou posse
da terra. No entanto, até 1530, Portugal não se interessou muito pela nova
terra. Tal aspecto foi motivado pela:
a) falta de interesse
da burguesia portuguesa que conseguia grandes lucros com o comércio oriental e,
segundo as impressões iniciais, que mostraram que os índios não possuíam
excedentes que pudessem ser comercializados apesar da grande quantidade de ouro
encontrada.
b) falta de
motivação do governo português, apesar do interesse da burguesia lusitana em
instalar o mais rápido possível feitorias com a finalidade de negociar com a
população indígena, que possuía um grande excedente de produtos
comercializáveis, e fugir da crise do comércio do oriente.
c) atividade
lucrativa obtida com o comércio do oriente e pelo fato de as populações
indígenas manterem comércio com outros grupos europeus, como os franceses,
dificultando com isso a entrada dos produtos portugueses e principalmente a
aquisição de matérias-primas para as manufaturas lusitanas.
d) impressão
inicial, do Brasil, demonstrada pelo fato dos índios não possuírem excedentes
que pudessem ser comercializados, por não encontrarem minerais preciosos e do
interesse da burguesia portuguesa estar inteiramente voltada para os grandes
lucros obtidos no comércio oriental. REsposta
e) falta de
estrutura do governo português em executar uma expansão militar de grande porte
na América visto que todos os seus recursos estavam voltados para a ocupação do
litoral africano, com a finalidade de manter o monopólio da rota para o oriente
e da ocupação da cidade de Calicute, na Índia.
QUESTÃO 33:
No que se refere a formação da sociedade
portuguesa na América, podemos afirmar que a mesma apresentou uma grande
diversidade demonstrada através das diferentes culturas oriundas dos grupos
indígenas, africanos e portugueses, transplantados para esta terra. Sobre a
questão da diversidade social na América Colonial Portuguesa, assinale “V” para
as proposições verdadeiras e “F” para as falsas. Em seguida, marque a
alternativa correta.
( ) O negro
africano, como simples objeto e instrumento de trabalho, nunca demonstrou
rebeldia frente às péssimas condições de vida que lhe eram impostas.
( ) Os escravos, na
sociedade açucareira, formavam a base econômica da mesma, sendo responsáveis
por todo o trabalho executado na colônia, representando, nas palavras do
jesuíta André João Antonil, “as mãos e os pés do senhor”.
( )As estruturas da
sociedade colonial brasileira se modificaram em profundidade a partir do século
XVIII, nas Minas Gerais, devido à presença de diversos tipos sociais, como
tropeiros, vendeiros, mascates e escravos urbanos.
( )A sociedade mineradora se estabeleceu sob o
signo da pobreza e dos conflitos sociais, mas também pode ser considerada como
a mais aberta e igualitária da história do Brasil.
( )O engenho era o verdadeiro centro de
irradiação de toda a atividade econômica e social do Nordeste brasileiro,
caracterizado pela forte presença da família patriarcal.
( )A presença
indígena como força de trabalho na sociedade colonial pode ser observada na
montagem dos primeiros engenhos açucareiros, além de ter se constituído na
principal relação de trabalho no mundo amazônico.
a )(F) (V) (F) (V) (V) (F)
b) (F) (V) (V) (F) (V) (V)
c) (V) (F) (V) (F)
(V) (V)
d) (V) (V) (V) (F)
(E) (V)
e) (E) (V)(V) (F)
(F) (V)
QUESTÃO 34:
O primeiro sistema
de governo criado por Portugal para administrar o Brasil foi o de capitanias
hereditárias. Nesse sistema, os donatários recebiam duas concessões: a Carta de
Doação e a Foral. Dentre os direitos concedidos aos donatários pela Carta Foral
pode-se assinalar o de
a)
produzir manufaturados, controlar o monopólio e explorar
metais na colônia;
b)
aprisionar os indígenas, explorar o pau-brasil, invocar
juízes e explorar os metais;
c)
quintar o ouro extraído, cunhar moedas e distribuir datas
de terra;
d)
fundar vilas, aplicar as lei, cobrar impostos e doar
sesmaria;
e)
defender a terra dos invasores, deter o monopólio do sal e
explorar o tabaco.
QUESTÃO 35:
O pacto colonial imposto ao Brasil favoreceu a
burguesia mercantil portuguesa. A economia brasileira era subordinada às
determinações metropolitanas e se tornou uma economia periférica, ou seja,
a)
dependente das determinações das elites coloniais;
b)
incapaz de produzir riquezas internamente;
c)
monopolizada pelos países europeus;
d)
voltada para o enriquecimento da metrópole;
e)
tutelada pela burguesia liberal européia.
QUESTÃO 36:
A Europa, nos séculos XV e XVI, passava por
profundas alterações que afetavam todos os aspectos da sua vida. A maneira de
viver que tinha existido durante mil anos, aproximadamente, estava sendo
abandonada. O feudalismo sofria abalos devido à expansão do comércio.
Assinale
uma outra modificação significativa, intimamente ligada a esse enorme
desenvolvimento comercial, que ocorria na Europa por essa ocasião.
a)
o surgimento de
países, os Estados Nacionais, organizados em torno da autoridade dos reis.
Portugal foi o primeiro a completar a sua formação, seguido da Espanha e,
posteriormente, pela Inglaterra e França;
b)
o surgimento dos
Estados Nacionais e dos reis absolutos, alterações relacionadas ao constante
fortalecimento da nobreza feudal e à reconquista da Península Ibérica;
c)
o aparecimento dos
reis absolutos, que é reflexo único e direto da situação de dependência
financeira da nobreza decadente.
d)
o surgimento dos
Estados Nacionais na seguinte ordem cronológica: Espanha, Portugal, Inglaterra
e França;
e)
A centralização do
poder nas mãos da burguesia comercial devido ao apoio da Igreja Católica.
QUESTÃO 37:
Nesta questão há duas frases
ligadas pela palavra PORQUE. Responda:
a)
se as duas são corretas e a segunda é conseqüência da
primeira;
b)
se as duas são corretas e a segunda explica a primeira;
c)
se a primeira é correta e a segunda é errada;
d)
se a primeira é errada e a segunda é correta;
e)
se as duas são erradas.
O Estado Absolutista era caracterizado pela concentração total do poder
político nas mãos do rei e pela legitimação divina desse poder,
PORQUE
Segundo a teoria do direito divino dos reis, o poder real emanava de
Deus, não podendo ser questionado.
QUESTÃO 38:
“O Mercantilismo deve ser entendido como um
conjunto de idéias e práticas econômicas que caracterizam a história econômica
e, principalmente, a política econômica dos estados modernos europeus durante o
século XV/XVI e XVIII”.
(FALCON, Francisco
J.C. Mercantilismo e Transição, 9ª ed., São Paulo, Brasiliense, 1988, p.11)
Com relação às práticas
mercantilistas aplicadas pelos europeus nas suas colônias americanas, podemos
afirmar que:
a)
havia autonomia nas atividades econômicas das metrópoles e
colônias;
b)
através do “exclusivismo metropolitano”, as colônias só
poderiam comprar manufaturas advindas da sua metrópole e vender seus produtos
para a mesma;
c)
a metrópole procurava manter sua balança de comércio
equilibrada com as suas colônias através de uma troca balanceada de seus
produtos;
d)
a metrópole exportava matérias-primas e importava
manufaturas;
e)
o mercantilismo europeu dava muita liberdade para a
existência de variadas atividades comerciais e produtivas.
QUESTÃO 39:
“Ao redefinir o novo lugar do homem no
universo, repensando as próprias relações entre homens e Deus, os humanistas
serviram de referência à renovação cultural desencadeada durante os séculos XV-
XVI, manifestada no campo das artes, das letras e das ciências, denominada
Renascimento.”
(FARIA, R; MARQUES, A; BERUTTI, F. História &Companhia. Belo
Horizonte: Lê, 1998, p. 79)
A expansão do Renascimento por diversos países da Europa ocorreu
principalmente devido ao (à)
a)
desenvolvimento da concepção teocêntrica;
b)
apoio dos mecenas;
c)
fortalecimento da autoridade dos senhores feudais;
d)
alto nível intelectual da população européia;
e)
decadência do comércio no Mediterrâneo.
QUESTÃO 40:
O período moderno, compreendido entre os
séculos XV e XVIII, possui como referências na política, na economia e nas
relações entre metrópoles e colônias, respectivamente:
a)
O Estado Absolutista,
o livre-comércio e o neocolonialismo;
b)
O Estado Nacionalista, o intervencionismo e o
neocolonialismo;
c)
O Estado Absolutista, o liberalismo e o pacto colonial;
d)
O Estado Absolutista, o mercantilismo e o pacto colonial;
e)
O Estado liberal, o livre-comércio e o neocolonialismo.
GABARITO
1 1-
B
2 2 -
A
3-
B
4-
C
5-
A
6-
D
7-
C
8-
D
9-
A
10- A
11- E
12- C
13- B
14- C
15- B
16- A
17- C
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