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SIMULADOS

SIMULADO 1



PORTUGUÊS


A evolução das teorias
                Os cientistas têm todo tipo de explicação para o surgimento dos humanos – da dança à rebeldia adolescente. Alguma delas vai resistir à pressão seletiva? O que nos tornou humanos? Até pouco tempo atrás, havia poucas teorias para explicar o salto evolutivo que conferiu a nossos ancestrais a capacidade de raciocinar. O polegar opositor era uma candidata – deu a um grupo de hominídeos a chance de fazer movimentos de pinça, com os quais pôde produzir ferramentas. Outra tese era a linguagem. A possibilidade de falar nos fez criar símbolos, a essência de uma cultura. Uma terceira teoria era a vida em grupo. A necessidade de memorizar rostos e saber quem era fiel, quem traía, quem estava acima ou abaixo na hierarquia social teria dado origem a nossa inteligência.
                Todas essas teses são ótimas. Mas não chamam mais a atenção. Em seu lugar, uma série de hipóteses mais ousadas tem ganhado espaço no meio científico. A mais recente é que devemos nossa inteligência... aos animais. Em artigo na revista Current Antropology, a americana Pat Shipman, da Universidade da Pensilvânia, diz que nossos ancestrais tiveram de entender o comportamento dos animais porque eram presas e, a partir da criação de ferramentas, também predadores. “Esse entendimento levou à linguagem e, em um último estágio, à domesticação dos animais”, me disse Shipman por e-mail.
                Se você acha essa ideia esquisita, que tal a tese de que nós viramos humanos porque aprendemos a cozinhar? Ou porque gostamos de música? Ou – a minha preferida – porque nossos
adolescentes são mais chatos que os adolescentes dos outros animais? Todas elas foram defendidas nos últimos dois anos.
                A evolução das teorias sobre nossa evolução tem um motivo: a seleção natural das pautas de revistas científicas. Quanto mais inusitada a proposta, mais chance de chamar a atenção – e de ser publicada.
                Isso não quer dizer que elas não tenham mérito. Se não soubéssemos cozinhar, por exemplo, nosso maxilar teria de ser muito mais desenvolvido para mastigar alimentos duros e nosso estômago teria de ser maior (como o dos chimpanzés). Sobrariam menos espaço e energia para o cérebro.
                O problema não é com as teorias inusitadas em si, mas com o próprio fato de procurar a atividade isolada que nos tornou humanos.
“Procurar por um único aspecto é perda de tempo”, diz o psicólogo americano Michael Gazzaniga, da Universidade da Califórnia. “Posso falar porque já tentei”. E ainda tenta. Gazzaniga hoje aposta que nos tornamos humanos ao aprender a controlar impulsos e postergar o prazer.
                “Cada evento em nossa evolução, seja cantar, cozinhar ou domesticar animais, é consequência de uma necessidade, que levou à
outra”, diz o etólogo Eduardo Ottoni, da Universidade de São Paulo. E a necessidade de criar teorias, de onde terá vindo?

BUSCATO, Marcela. Revista Época, Rio de Janeiro, 23 ago. 2010, n. 640, p. 132.



QUESTÃO 01
Ao abordar as teorias sobre evolução humana, a autora tem como principal propósito:
a) divulgar as formulações pouco convencionais.
b) criticar a proliferação exagerada dessas teses.
c) discutir o fato de elas se pautarem num aspecto isolado.
d) explicitar os princípios em que se apóia cada uma delas.
e) levantar hipóteses secundárias.



QUESTÃO 02
A “evolução das teorias” a que se refere o título é justificada, no texto, pela
a) disputa por espaços de divulgação.
b) busca cada vez maior de precisão.
c) descoberta de tecnologias inovadoras.
d) conquista de contínuos avanços científicos.
e) necessidade de criar teorias.



QUESTÃO 03
NÃO há manifestação do ponto de vista da autora na seguinte passagem:
a) “Todas essas teses são ótimas.” (linha 11)
b) “O polegar opositor era uma candidata...” (linha 3)
c) “Ou – a minha preferida – porque nossos adolescentes são mais chatos que os adolescentes dos outros animais?” (linha 22)
d) “O problema não é com as teorias inusitadas em si, mas com o próprio fato de procurar a atividade isolada que nos tornou humanos.” (linha 34)
e) “E a necessidade de criar teorias, de onde terá vindo?” (linha 31)

QUESTÃO 04
Sobre as perguntas colocadas na abertura e no fechamento do texto, é correto afirmar que
a) ambas dirigem-se diretamente ao leitor.
b) ambas são incorporações de vozes citadas.
c) a primeira delas sinaliza a temática do parágrafo.
d) a última delas sintetiza as idéias discutidas pela autora.
e) n.d.a

QUESTÃO 05
“A mais recente é que devemos nossa inteligência... aos animais.” (linha 13)
No trecho acima, o emprego das reticências
a) acentua a crítica do enunciador à tese em foco.
b) denota uma dúvida na construção do argumento.
c) marca a interrupção do fluxo de pensamento do interlocutor.
d) indica a incompletude do raciocínio lógico do discurso relatado.
e) demonstra descontinuidade do texto.

QUESTÃO 06
“Até pouco tempo atrás, havia poucas teorias para explicar o salto evolutivo que conferiu a nossos ancestrais a capacidade de raciocinar.”
O termo destacado na passagem acima exerce a mesma função em:
a) “A mais recente é que devemos nossa inteligência... aos animais.”
b) “Se você acha essa ideia esquisita, que tal a tese de que nós viramos humanos porque aprendemos a cozinhar?”
c) “... a americana Pat Shipman, da Universidade da Pensilvânia, diz que nossos ancestrais tiveram de entender o comportamento dos animais.”
d) “Cada evento em nossa evolução, seja cantar, cozinhar ou domesticar animais, é consequência de uma necessidade, que levou à outra.”
e) “Isso não quer dizer que elas não tenham mérito.”
QUESTÃO 07
Considere a passagem seguinte.
“Se você acha essa ideia esquisita, que tal a tese de que nós viramos humanos porque aprendemos a cozinhar? Ou porque gostamos de música? Ou – a minha preferida – porque nossos adolescentes são mais chatos que os adolescentes dos outros animais?”
A relação sintático-semântica estabelecida pelo conectivo em destaque NÃO foi interpretada corretamente em:
a) “Se você acha essa ideia esquisita...” - CONDIÇÃO
b) “Ou – a minha preferida –...” - ALTERNÂNCIA
c) “... porque aprendemos a cozinhar?” - CONSEQÜÊNCIA
d) “... que os adolescentes dos outros animais?”- COMPARAÇÃO
e) “ O problema não é com as teorias inusitadas em si, mas com o próprio fato de procurar..” OPOSIÇÃO/CONTRASTE

QUESTÃO 08
O verbo grifado está seguido de dois complementos em:
a) “Sobrariam menos espaço e energia para o cérebro.”
b) “Esse entendimento levou à linguagem e, em um último estágio, à domesticação dos animais.”
c) “Em seu lugar, uma série de hipóteses mais ousadas tem ganhado .”
d) “O polegar opositor era uma candidata – deu a um grupo de hominídeos a chance de fazer movimentos de pinça.”
e) “Outra tese era a linguagem.”

QUESTÃO 09 (formulação RL questões 09-18)
Leia este texto:
Pergaminho vertical: Mergulhado na mais profunda........ por ter sido abandonado por sua amada, o sambista Pedrinho da Viola, todos os dias, compunha..........canções para ela. Inconformado e ........, isolou-se, até que um dia ninguém jamais soube dele.


O texto acima possui três lacunas, segundo a seleção contextual de cada uma assinale a opção que se aproxima da principal possibilidade de preenchimento dessas palavras.
a)tristeza, tristemente e tristonho.
b)tristeza, tristeza e tristonho.
c)tristonho, triste e tristemente.
d)triste tristeza  e tristemente.
e)nenhuma dessas afirmativas.
QUESTÃO 10
Quanto ao conceito de frase, oração e período. Leia o enunciado abaixo e classifique-o.
Nuvens escuras no céu. Sinal de chuva.
a)frase
b)oração
c)período composto
d)período simples
e)frase verbal

QUESTÃO 11
Qual dos enunciados a seguir é um período simples?
a)“O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:”
b)“Inconformado e tristonho, isolou-se, até que um dia ninguém jamais soube dele.”
c)João e Maria brincam no parque e giram na roda gigante.
d)Você já escovou, passou fio e enxaguou os dentes hoje?
e)Sua súbita chegada causou um mal estar em todos os presentes.

QUESTÃO 12
 “Quando me procurar o desencanto, eu direi, sereno e confiante, que a vida não foi de todo inútil.”
O sujeito de procurar é:
a) indeterminado
b)eu (elíptico)
c)o desencanto
d) me
e) inexistente

QUESTÃO 13
Em “Na mocidade, muitas coisas lhe haviam acontecido”, temos uma oração...
a- sem sujeito
b- com sujeito simples e claro
c- com sujeito oculto
d- com sujeito composto
e- com sujeito indeterminado 

QUESTÃO 14
Leia a seguinte oração:
“ A escuridão da  noite a amedrontava.”
Embora a frase venha a sofrer alteração de sentido, é sintaticamente possível substituir o termo destacado por outros pronomes oblíquos. Assinale a alternativa que contém o pronome que Não pode substituir o a na frase acima.
a) nos
b) te
c)lhe
d) me
e) os
QUESTÃO 15
Marque a opção que apresenta um objeto indireto:
a) “Que a deixe, por que?”
b) “Que lhe importa o meu ar?”
c) “Que vale isso.”
d)“Toda cheia de si.”
e) Ele não soube resolver o problema.

QUESTÃO 16
Em “Cuspi no chão com um nojo desgraçado daquele sangue...”, o verbo cuspi é:
a)intransitivo
b)transitivo direto
c)transitivo indireto
d)transitivo direto e indireto
e)transitivo

QUESTÃO 17
O termo destacado é objeto direto na alternativa:
a)Meus amigos, viva o povo brasileiro!
b)Quem te falou isso, menino?
c)As casas a enchente levou.
d)Quem não gosta de milho verde?
e)Procuraram lhe ontem.

QUESTÃO 18
Considere os verbos destacados nos seguintes versos de Olavo Bilac:
“Longe do estéril turbilhão da rua, /Beneditino, escreve!”
“ De tal modo, que a imagem fique nua(...)”
“E, natural, o efeito agrade, /Sem lembrar os andaimes do edifício.”
Quanto à predicação eles se classificam, respectivamente, como:
a)intransitivo – de ligação – transitivo direto.
b)transitivo direto – intransitivo – intransitivo.
c)transitivo – intransitivo – transitivo
d)transitivo – de ligação – intransitivo.
e)transitivo – de ligação – transitivo direto e indireto.

QUESTÃO 19
Em “O cartão de crédito substitui o papel-moeda,...” transpondo-se a forma verbal para a voz passiva obtém-se:
a) é substituído.
b) será substituído.
c) tinha sido substituído.
d) seria substituído.
e) foi substituído.



QUESTÃO 20
Analise as afirmativas sobre o verbo pagar .
I. Pede objeto direto do que se paga.
II. É transitivo indireto quando o objeto for pessoa.
III. Está correto o exemplo: Vou pagar o dentista ainda hoje.
Qual(is) está(ão) correta(s)?
a) Apenas a I.
b) Apenas a II.
c) Apenas a III.
d) Apenas a I e a II.
e) I, II e III.

BIOLOGIA

QUESTÃO 21:
 Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar:
a) membrana plasmática e retículo endoplasmático.
b) ribossomos e aparelho de Golgi.
c) mitocôndrias e nucléolo.
d) mitocôndrias e centríolos.
 e) membrana plasmática e ribossomos.

QUESTÃO 22:
 Que processo provavelmente estaria ocorrendo, em grande extensão, em células com grande quantidade de retículo endoplásmico granular (rugoso)?
a) Síntese e exportação de proteínas
b) Secreção de hormônios
c) Absorção de proteínas
d) Secreção de esteróides
e) Digestão intracelular

QUESTÃO 23:
Se fôssemos comparar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte com o que ocorre em uma cidade, poderíamos estabelecer determinadas analogias. Por exemplo, a membrana plasmática seria o perímetro urbano e o hialoplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e casas com seus habitantes.
O quadro reúne algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte.

Cidade
Célula eucarionte
I Ruas e avenidas
1. Mitocôndrias
II  Armazéns
2. Lisossomos
III Central elétrica (energética)
3. Retículo endoplasmático
IV Casas com aquecimento solar
4. Complexo de Golgi
V. Restaurantes e lanchonetes
5. Cloroplastos
Correlacione os locais da cidade com as principais funções correspondentes às organelas celulares e indique a alternativa correta:
             a) I-3, II-4, III-1, IV-5 e V-2.
b) I-4, II-3, III-2, IV-5 e V-1.
c) I-3, II-4, III-5, IV-1 e V-2.
d) I-1, II-2, III-3, IV-4 e V-5.
e) I-5, II-4, III-1, IV-3 e V-2.

QUESTÃO 24:
 O tecido glandular, cujas células são altamente especializadas na secreção de determinadas substâncias, é uma variedade do tecido epitelial.Com relação ao tecido glandular e seus produtos de secreção é correto afirmar:
 01. Os testículos, produtores de testosterona, e os ovários, que produzem progesterona, são classificados como glândulas endócrinas, pois lançam essas substâncias diretamente na corrente sangüínea.
02. A saliva é um tipo de secreção glandular.
04. As glândulas sudoríparas são classificadas como exócrinas, pois lançam seu produto para o exterior do organismo.
08. As secreções de todas as glândulas são denominadas hormônios.
Dê como resposta a soma dos números associados às proposições corretas
a) 1
b) 3
c) 7
d) 6
e) 15

QUESTÃO 25:
 Indique a afirmativa incorreta.
a) O tecido epitelial de revestimento caracteriza-se por apresentar células justapostas com muito pouco material intercelular.
b) As principais funções do tecido epitelial são: revestimento, absorção e secreção.
c) Na pele e nas mucosas encontramos epitélios de revestimento.
d) A camada de revestimento interno dos vasos sangüíneos é chamada endotélio.  
 e) Os epitélios são ricamente vascularizados no meio da substância intercelular.

QUESTÃO 26:
 Atenção na cozinha: não é aconselhável temperar, com sal e vinagre, uma salada de verduras, ou um pedaço de carne, muito tempo antes de consumir. Provavelmente as folhas da verdura ficarão murchas, e a carne vai começar a liberar muito líquido. Baseado no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que em ambos os casos ocorrerá: a) a difusão do solvente do meio hipertônico para o hipotônico, por isso a carne e as verduras perderão água.
 b)a lise celular e por isso as células liberarão água, pois foram submetidas a um meio hipotônico.
 c) a deplasmólise, processo em que há perda de água para o ambiente e conseqüentemente a diminuição do volume celular.
 d) um processo de osmose, em que as células perderão água por serem submetidas a um meio hipertônico.
 e) um processo de transporte ativo, em que as células secretarão água para ocorrer a entrada de sal nas próprias célula

QUESTÃO 27:
 A fibrina é uma proteína essencial para a interrupção de processos hemorrágicos, relacionada tipicamente com o tecido:
a)    hematopoiético.
b)    epitelial.
c)    fibroso.
d)    cartilaginoso.
e)    adiposo.
QUESTÃO 28:
 Ao ingerir um lanche composto de pão e carne:
a) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da tripsina, e a da carne inicia-se do duodeno, onde as proteínas são quebradas com a ação da bile.
b) a digestão química do pão inicia-se no estômago, onde o amido é quebrado pela ação do suco gástrico, e a da carne inicia-se na boca, com a ação pepsina.
c) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da pepsina, e a da carne inicia-se no intestino delgado, com a ação da bile, que é produzida no fígado.
d) a digestão química do pão e da carne inicia-se no estômago pela ação da bile e da ptialina, respectivamente; a enzima pepsina, no duodeno, completa a digestão.
e) a digestão química do pão inicia-se na boca, com a ação da ptialina, e a da carne inicia-se no estômago, onde as proteínas são quebradas pela ação do suco gástrico.


QUESTÃO 29:
 O fígado é uma glândula encontrada nos mamíferos com diversas características e funções. Assinale a opção na qual NÃO encontramos uma função ou característica deste órgão.
a) É responsável pela detoxificação do sangue.
b) É um dos responsáveis pela destruição de hemácias velhas.
c) Produz bile, que auxilia na emulsão das gorduras.
d) Está associada à reserva de glicogênio.
e) Secreta o hormônio insulina.

QUESTÃO 30:
 Exibido este ano na televisão, o filme “Encontros e Desencontros” mostra o personagem principal dentro de uma loja, numa crise de ansiedade aguda, queixando-se de falta de ar. É socorrido por seu irmão, que lhe coloca um saco de papel aberto sobre sua boca e seu nariz e manda que ele respire lentamente. Em pouco tempo, o personagem está melhor. O procedimento está correto e pode ser explicado, pois, à medida que ele respira lentamente
dentro do saco, varia a concentração de um gás, que estimula diretamente o bulbo, regulando os movimentos respiratórios.
A variação do gás ocorrida dentro do saco de papel, e que permitiu a melhora do personagem, foi:
a) aumento da concentração de N2.
b) aumento da concentração de O2.
c) aumento da concentração de CO2.
d) diminuição da concentração de O2.
e) diminuição da concentração de CO2.


HISTÓRIA

QUESTÃO 31:
 Em relação ao Período Pré-Colonial, é coerente afirmar que:

a) Logo com a chegada portuguesa, em 1500, o processo de ocupação se iniciou devido à exploração metalista.
b) A atividade econômica deste Período foi a extração do pau-brasil. O particular o explorava com autorização do monarca, que concedia um arrendamento: o explorador investia do seu bolso e ainda dava parte dos seus lucros ao Estado português.
c) A exploração do pau-brasil, pelos colonos portugueses, foi feita em parceria com os nativos, que acabaram submetidos ao sistema da “mita” e recebiam terras como forma de pagamento pelos serviços prestados.
d) Para armazenar pau-brasil, ferramentas e armas, foram construídas as feitorias, que, além de postos comerciais, tinham funções de defesa e de administração, que eram exercidas pelos seus responsáveis, os feitores. A primeira vila do Brasil, a de São Vicente, surgiu a partir de uma feitoria.
e) Os nativos cortavam o pau-brasil e outros produtos, estocavam e depois levavam para os navios. Todo este serviço já na condição de escravos. E os que resistiam a esta imposição do conquistador português eram desterrados.

QUESTÃO 32:
 A chegada dos portugueses ao Brasil data de 1500, quando aqui esteve a armada de Pedro Álvares Cabral, o qual tomou posse da terra. No entanto, até 1530, Portugal não se interessou muito pela nova terra. Tal aspecto foi motivado pela:

a) falta de interesse da burguesia portuguesa que conseguia grandes lucros com o comércio oriental e, segundo as impressões iniciais, que mostraram que os índios não possuíam excedentes que pudessem ser comercializados apesar da grande quantidade de ouro encontrada.
b) falta de motivação do governo português, apesar do interesse da burguesia lusitana em instalar o mais rápido possível feitorias com a finalidade de negociar com a população indígena, que possuía um grande excedente de produtos comercializáveis, e fugir da crise do comércio do oriente.
c) atividade lucrativa obtida com o comércio do oriente e pelo fato de as populações indígenas manterem comércio com outros grupos europeus, como os franceses, dificultando com isso a entrada dos produtos portugueses e principalmente a aquisição de matérias-primas para as manufaturas lusitanas.
d) impressão inicial, do Brasil, demonstrada pelo fato dos índios não possuírem excedentes que pudessem ser comercializados, por não encontrarem minerais preciosos e do interesse da burguesia portuguesa estar inteiramente voltada para os grandes lucros obtidos no comércio oriental. REsposta
e) falta de estrutura do governo português em executar uma expansão militar de grande porte na América visto que todos os seus recursos estavam voltados para a ocupação do litoral africano, com a finalidade de manter o monopólio da rota para o oriente e da ocupação da cidade de Calicute, na Índia.

QUESTÃO 33:
 No que se refere a formação da sociedade portuguesa na América, podemos afirmar que a mesma apresentou uma grande diversidade demonstrada através das diferentes culturas oriundas dos grupos indígenas, africanos e portugueses, transplantados para esta terra. Sobre a questão da diversidade social na América Colonial Portuguesa, assinale “V” para as proposições verdadeiras e “F” para as falsas. Em seguida, marque a alternativa correta.
( ) O negro africano, como simples objeto e instrumento de trabalho, nunca demonstrou rebeldia frente às péssimas condições de vida que lhe eram impostas.
( ) Os escravos, na sociedade açucareira, formavam a base econômica da mesma, sendo responsáveis por todo o trabalho executado na colônia, representando, nas palavras do jesuíta André João Antonil, “as mãos e os pés do senhor”.
( )As estruturas da sociedade colonial brasileira se modificaram em profundidade a partir do século XVIII, nas Minas Gerais, devido à presença de diversos tipos sociais, como tropeiros, vendeiros, mascates e escravos urbanos.
(  )A sociedade mineradora se estabeleceu sob o signo da pobreza e dos conflitos sociais, mas também pode ser considerada como a mais aberta e igualitária da história do Brasil.
(  )O engenho era o verdadeiro centro de irradiação de toda a atividade econômica e social do Nordeste brasileiro, caracterizado pela forte presença da família patriarcal.
( )A presença indígena como força de trabalho na sociedade colonial pode ser observada na montagem dos primeiros engenhos açucareiros, além de ter se constituído na principal relação de trabalho no mundo amazônico.

a )(F) (V) (F) (V) (V) (F)
b) (F) (V) (V) (F) (V) (V)
c) (V) (F) (V) (F) (V) (V)
d) (V) (V) (V) (F) (E) (V)
e) (E) (V)(V) (F) (F) (V)

QUESTÃO 34:
 O primeiro sistema de governo criado por Portugal para administrar o Brasil foi o de capitanias hereditárias. Nesse sistema, os donatários recebiam duas concessões: a Carta de Doação e a Foral. Dentre os direitos concedidos aos donatários pela Carta Foral pode-se assinalar o de

a)       produzir manufaturados, controlar o monopólio e explorar metais na colônia;
b)       aprisionar os indígenas, explorar o pau-brasil, invocar juízes e explorar os metais;
c)       quintar o ouro extraído, cunhar moedas e distribuir datas de terra;
d)       fundar vilas, aplicar as lei, cobrar impostos e doar sesmaria;
e)       defender a terra dos invasores, deter o monopólio do sal e explorar o tabaco.

QUESTÃO 35:
 O pacto colonial imposto ao Brasil favoreceu a burguesia mercantil portuguesa. A economia brasileira era subordinada às determinações metropolitanas e se tornou uma economia periférica, ou seja,

a)       dependente das determinações das elites coloniais;
b)       incapaz de produzir riquezas internamente;
c)       monopolizada pelos países europeus;
d)       voltada para o enriquecimento da metrópole;
e)       tutelada pela burguesia liberal européia.

QUESTÃO 36:
 A Europa, nos séculos XV e XVI, passava por profundas alterações que afetavam todos os aspectos da sua vida. A maneira de viver que tinha existido durante mil anos, aproximadamente, estava sendo abandonada. O feudalismo sofria abalos devido à expansão do comércio.
                Assinale uma outra modificação significativa, intimamente ligada a esse enorme desenvolvimento comercial, que ocorria na Europa por essa ocasião.

a)      o surgimento de países, os Estados Nacionais, organizados em torno da autoridade dos reis. Portugal foi o primeiro a completar a sua formação, seguido da Espanha e, posteriormente, pela Inglaterra e França;
b)      o surgimento dos Estados Nacionais e dos reis absolutos, alterações relacionadas ao constante fortalecimento da nobreza feudal e à reconquista da Península Ibérica;
c)      o aparecimento dos reis absolutos, que é reflexo único e direto da situação de dependência financeira da nobreza decadente.
d)      o surgimento dos Estados Nacionais na seguinte ordem cronológica: Espanha, Portugal, Inglaterra e França;
e)      A centralização do poder nas mãos da burguesia comercial devido ao apoio da Igreja Católica.

QUESTÃO 37:
 Nesta questão há duas frases ligadas pela palavra PORQUE. Responda:

a)       se as duas são corretas e a segunda é conseqüência da primeira;
b)       se as duas são corretas e a segunda explica a primeira;
c)       se a primeira é correta e a segunda é errada;
d)       se a primeira é errada e a segunda é correta;
e)       se as duas são erradas.

O Estado Absolutista era caracterizado pela concentração total do poder político nas mãos do rei e pela legitimação divina desse poder,
PORQUE
Segundo a teoria do direito divino dos reis, o poder real emanava de Deus, não podendo ser questionado.

QUESTÃO 38:
 “O Mercantilismo deve ser entendido como um conjunto de idéias e práticas econômicas que caracterizam a história econômica e, principalmente, a política econômica dos estados modernos europeus durante o século XV/XVI e XVIII”.

(FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição, 9ª ed., São Paulo, Brasiliense, 1988, p.11)

                Com relação às práticas mercantilistas aplicadas pelos europeus nas suas colônias americanas, podemos afirmar que:

a)                   havia autonomia nas atividades econômicas das metrópoles e colônias;
b)                   através do “exclusivismo metropolitano”, as colônias só poderiam comprar manufaturas advindas da sua metrópole e vender seus produtos para a mesma;
c)                   a metrópole procurava manter sua balança de comércio equilibrada com as suas colônias através de uma troca balanceada de seus produtos;
d)                   a metrópole exportava matérias-primas e importava manufaturas;
e)                   o mercantilismo europeu dava muita liberdade para a existência de variadas atividades comerciais e produtivas. 

QUESTÃO 39:
 “Ao redefinir o novo lugar do homem no universo, repensando as próprias relações entre homens e Deus, os humanistas serviram de referência à renovação cultural desencadeada durante os séculos XV- XVI, manifestada no campo das artes, das letras e das ciências, denominada Renascimento.”
(FARIA, R; MARQUES, A; BERUTTI, F. História &Companhia. Belo Horizonte: Lê, 1998, p. 79)

A expansão do Renascimento por diversos países da Europa ocorreu principalmente devido ao (à)

a)       desenvolvimento da concepção teocêntrica;
b)       apoio dos mecenas;
c)       fortalecimento da autoridade dos senhores feudais;
d)       alto nível intelectual da população européia;
e)       decadência do comércio no Mediterrâneo.





QUESTÃO 40:
 O período moderno, compreendido entre os séculos XV e XVIII, possui como referências na política, na economia e nas relações entre metrópoles e colônias, respectivamente:

a)                   O Estado Absolutista,  o livre-comércio e o neocolonialismo;
b)                   O Estado Nacionalista, o intervencionismo e o neocolonialismo;
c)                   O Estado Absolutista, o liberalismo e o pacto colonial;
d)                   O Estado Absolutista, o mercantilismo e o pacto colonial;
e)                   O Estado liberal, o livre-comércio e o neocolonialismo.
 
 
 
 GABARITO



1   1-      B
2   2 -      A
     3-      B
     4-      C
     5-     A
     6-      D
     7-      C
     8-      D
     9-      A
    10-  A
    11-  E
    12-  C
    13-  B
    14-  C
    15-  B
    16-  A
    17-  C
    18-  A
    19-  A
    20-  B
    21-  E
    22-  A
    23-  A
    24-  C
    25-  E
    26-  D
    27-  A
    28-  E
   29-  E
    30-  C
    31-  B
    32-  D
    33-  B
    34-  D
    35-  D
    36-  A
    37-  B
    38-  B
    39-  B
   40-  D



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